Curadoria, Mediação e Artistas Convidados

Fotografia de Ricardo Corona ao ar livre e com o céu azulado ao fundo

Ricardo Corona, curadoria

Poeta, editor, performer e publicador. Mestre em Estudos Literários (UFPR, 2010) e sua área de atuação é a poesia contemporânea brasileira e hispano-americana, estudos de relação entre as áreas artísticas (performance, poesia sonora, artes visuais), tradução, curadoria, linguagem e cultura. Integrou os projetos de curadoria: Zoona II - Américas Transitivas (Capela Santa Maria e Unila – Universidade da Integração da América Latina, 2017), Monstra - poesia em performance (Casa Hoffmann, 2014), Independência: quem troca? (Casa Hoffmann, MuSa-UFPR, FAP, Contemporão, Tardanza, Selvática e UFES, 2014), Tupi or not tupi (MON, 2014); curador convidado de Literatura e Arte Contemporânea da Bienal Internacional de Curitiba 2013, I Ornitorrinco Modos Transitivos de Criação (Teatro Novelas Curitibanas e Cinemateca de Curitiba, 2013); 2012: Proposições sobre o futuro (MAC, 2012). É autor de vários livros e sua poesia está publicada no México, Portugal, Espanha e Paraguai.


Fotografia de Juliana Crispe

Juliana Crispe, mediação de residência e artista convidada

Curadora, Pesquisadora, Arte-educadora e Artista Visual. Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da UDESC. Idealizadora e curadora do Projeto Armazém, que desde 2011 realizou 22ª edições/exposições contando com feiras, seminários e oficinas. O Projeto Armazém tem como objetivo a divulgação do múltiplo e da publicação de artista, possui um acervo com mais de 3000 obras de artistas nacionais e internacionais. Desde 2016 coordena o Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza em Florianópolis, espaço onde acolhe o acervo do Projeto Armazém e também um coletivo de mulheres que tem como o objetivo promover arte, cultura, educação, pró-infância, saúde coletiva e empoderamento feminino. É membra da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte e do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de Santa Catarina. 


Fotografia de Amir Brito Cador

Amir Brito Cadôr, mediação de residência e artista convidado.

Artista e professor de Artes Gráficas na Escola de Belas Artes da UFMG. Realiza pesquisas sobre livros de artista, ministrou cursos e palestras sobre este tema em Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Londrina e Brisbane (Austrália). Fez a curadoria de exposições sobre livros de artista no Centro Cultural São Paulo (SP), Centro Cultural da UFMG, Sesc Pompeia (SP), Museu de Arte da Pampulha (MG) e no Cabinet du Livre d’Artiste em Rennes (França). É curador da Coleção Livro de Artista da UFMG. Escreveu para os catálogos de exposição de Paulo Bruscky no Museu de Arte da Pampulha (MG) e de Raymundo Colares no Museu de Arte Moderna (SP) em 2010. Em 2016, a editora da UFMG publicou sua pesquisa de doutorado, O livro de artista e a enciclopédia visual. Atualmente trabalha em um livro sobre as publicações de artista no Brasil.


Fotografia de Silvia da Silva

Silvia da Silva, artista convidada

Artista visual e impressora. Tenho Bacharel em Gravura pela EMBAP Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004-2008) e Bacharel em Escultura (incompleto, 3º ano) pela EMBAP Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009-2011). Nasci em Santa Isabel (SP) e passei a infância em Rio Bonito, município de Francisco Alves, extremo Oeste do Paraná (PR). Desde o início, na Escola de Música e Belas Artes, minha produção sempre foi muito diversificada, tanto na temática quanto nas várias técnicas que tenho desenvolvido (desenho, gravura, escultura e fotografia). Meu processo criativo percorre o mundo real e irreal, um universo vasto e lúdico de imagens. Além da produção, minha relação com as Artes Visuais se dá também em diferentes âmbitos, entre os quais: mediação, oficinas, restauração e curadoria. Alguns trabalhos recentes (de 2019 e 2020): Vídeo performance Existe um poço azul (Espaço 134 #Sala 02, São Paulo/SP); 5º Joarte e TECSUL, Performance sonora Corona Fita K7 Lado A Lado B, trabalho em parceria com MV Hemp Marcos Vinicius, Pato Branco/PR; Exposição individual, Casa dos Irmãos Machados, Rio de Janeiro/RJFotografia, Gravuras, Desenhos e Produtos silvestres; Exposição Palacete dos Amores com MV Hemp Marcos Vinicius, Rio de Janeiro/RJ e Projeto Meio Ateliê Galeria Itinerante, Rio de Janeiro/RJ.


Fotografia de Jozé Roberto da Silva

Jozé Roberto da Silva, mediador de oficina e artista convidado

Nasceu em Campo Mourão, PR (1974) e atualmente vive e trabalha em Curitiba. Graduado em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas - Faculdade de Artes do Paraná ( FAP/1999 -UNESPAR). Tem direcionado seus trabalhos, conforme o conceito de matriz além da gravura, elaborando questões relacionadas à imagem e à palavra, com extensões no desenho, na gravura em metal, na serigrafia, na litografia, na fotografia, na imagem em movimento/vídeo e em publicações. Foi um dos artistas selecionados na primeira edição do Programa Bolsa Produção da Fundação Cultural de Curitiba (2006/07). Participou da exposição “Alma Brasileira – 100 anos de Gravura” na Caixa Cultural - Praça da Sé - São Paulo (2014) e integrou o projeto A imagem (des)construída na Fundação BADESC – Florianópolis (2015). Tem obras no acervo do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no MusA - Museu de Arte da UFPR em Curitiba e no acervo do PROJETO ARMAZÉM com sede em Florianópolis, SC.


Fotografia de Eliana Borges

Eliana Borges, artista convidada

Artista visual, editora e designer gráfica. Tem formação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1986), pós-graduação em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo (1988). Integrou, entre outros, os projetos de curadoria: Independência: quem troca?, 2014, Tupi or not Tupi - curadoria adjunta de performance (MON - 2014), I Ornitorrinco Modos Transitivos de Criação (TeatroNovelas Curitibanas e Cinemateca de Curitiba, 2013), Performeios (espaço Tardanza, 2012). Participou da exposição Monumentos Involuntários, Contemporão, SP, 2020 Livros Livres, MASC, Florianópolis, SC, 2020 e do Projeto Armazém, com exposições de publicações: O Sítio - Arte e Tecnologia, Florianópolis, SC, 2016, Espaço Cultural armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, SC, 2016, Participação no evento Choque Cultural, São Paulo, SP, 2019. É autora, entre outros, da publicação Passaporte (2017) e dos livros A arte em seu estado - História da arte paranaense – vol. I e II, em parceria com Soleni T. Fressato (2008). Foi uma das editoras das revistas de poesia e arte Medusa (1998-2000), Oroboro (2004-2006), Bólide (2012/2014), e Abrigo Portátil. Com Joana Corona coordenou o Espaço Tardanza (2010/2014).


Fotografia de Maikel de Maia

Maikel da Maia, mediador de oficina e artista convidado

>>>> Bacharel em gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Curitiba/PR. Desenvolve pesquisas sobre as relações práticas e conceituais possíveis entre desenho, gravura e publicação. >>>> mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.maikeldamaia.weebly.com e www.conteudoembuscadecontexto.weebly.com


Fotografia de Adolfo Montejo Navas

Adolfo Montejo Navas, mediador de oficina e artista convidado

Poeta, artista visual, crítico e curador independente. De Madri (1954), mora em Brasil há 28 anos. Como autor, tem publicado livros sobre Anna Bella Geiger, Regina Silveira, Victor Arruda, Iberê Camargo, Paulo Bruscky, Mario Carneiro, Ana Vitória Mussi, Patricio Farías e o ensaio Fotografia e poesia (afinidades eletivas), entre outros. Tem diversa obra editada como poeta, aforista e tradutor de poesia. Sua a última exposição individual foi Poemática (Centro Hélio Oiticica, Rio, 2018) e as curadorias de Ana Vitória Mussi, Victor Arruda, Arthur Omar e Nicanor Parra. Ganhou Beca da RIOARTE, 2001, o prêmio Mário Pedrosa de Ensaio de arte e Cultura Contemporânea, 2009, o XV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia / Reflexão crítica, 2015, e foi honrado com título de Notório Saber em Artes pela UFRGS (Universidade Federal Rio Grande do Sul), 2016. Assinou Curadoria geral da XIV Bienal de arte internacional de Curitiba, Fronteiras em aberto, 2019-2020.


Fotografia de Lidia Ueta

Lidia Ueta, artista convidada

Artista visual, natural de Castro/PR, filha de Tami Sogabe Ueta e Isao Ueta. Trabalha com fotografia, vídeo, performance e ações artísticas. Participou da Bolsa Produção para Artes Visuais 5 (Fundação Cultural de Curitiba/PR), da exposição Tupi or not Tupi (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba/PR), do projeto Fordlândia (Rede Nacional Funarte para Visuais, Fordlândia/PA), do Projeto Residência Artística Filhas da Fruta em Lisboa no C.E.M (MINC, Lisboa/Portugal), da Bienal Internacional de Curitiba, da Virada Cultural de SP (SESC Belenzinho/SP), dentre outros. É colaboradora da p.ARTE e do Bocas Malditas, Curitiba. É integrante do coletivo F.U.D.E.U. Vive e trabalha em Curitiba/PR.


Fotografia de Sandra Favero

Sandra Favero, mediadora de oficina

Natural de Curitiba, PR. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da USP, área de concentração Poéticas Visuais, linha de pesquisa Processos de Criação em Artes Visuais(2015); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Gestão do Design e do Produto , (2003); e, Graduação em Bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, (1979). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no Centro de Artes - CEART, Departamento de Artes Visuais, Graduação e Pós - Graduação na Linha de Pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: gravura, memória, natureza, caminhadas, poéticas contemporâneas. Linguagens artísticas: gravura; livro de artista; instalação.


Fotografia de Fabio Noronha

Fabio Noronha, mediador de oficina

Sou artista visual e professor no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV: 2018-atual) e na graduação em Artes Visuais (BAV: 1996-atual) na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), onde Coordeno o Laboratório Experimental de Vídeo (L.EX.VIDEO: 2016-atual). Tenho especialização em História da Arte do Século XX (UNESPAR: 2001/2), mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS: 2005/6-2009/13). Participei de exposições nas principais instituições brasileiras, tais como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no MASP em São Paulo, no MON em Curitiba. A partir dos anos 2000 passei a distribuir meus trabalhos gratuitamente na Internet. Desde 2015 coordeno o projeto independente de residência artística Oi_Monstro @monstro_res. Ver: https://leglessspider.wordpress.com/